quinta-feira, janeiro 21, 2010

O que é o mal?

"O que é o mal?" ou "porque existe o mal?"
devem ser as grandes perguntas que fazem com que muitas pessoas afastem a ideia de um Deus Bom e de Misericórdia ou deixem de acreditar na existência de Deus.

Pois bem, vamos lá.

Estas perguntas têm uma resposta bastante simples.

Sim, de facto, Deus tem o poder de acabar com o mal, mas Ele dá liberdade às pessoas de escolherem se O querem seguir ou não. Isto significa que, podemos fazer o mal ou o bem consoante quisermos.

Podemos pensar que, se Deus é omnipotente e bom, então devia ter poder para acabar com o mal! Mas ai está a nossa liberdade humana. Nós fazemos aquilo que queremos!

As guerras que acontecem não são porque Deus quer, são porque o homem quer e o homem tem a liberdade para o fazer e a liberdade de fazer o seu próprio destino!

Deus não gosta disso como é obvio.

O homem é que se afasta de Deus. O próprio Einstein disse quando era novo numa aula:
Professor, o frio existe?
reposta do professor: é obvio que existe, nunca sentiu frio?
Pois o aluno respondeu: não! O frio é apenas a ausencia de calor!

Realizou a mesma pergunta mas utilizando o escuro em vez de frio obtendo as mesmas repostas!

Então no fim, perguntou: Professor, o mal existe?
O professor já irritado respondeu: é obvio que o mal existe. Não vê que há tanta guerra no mundo? tanto sofrimento? Tanta dor?
Pois o aluno respondeu: O professor está enganado. O mal não existe. assim como o escuro é a ausência de claridade e o frio é a ausencia de calor, também o mal é a ausencia de bem.

Vendo bem as coisas, chegamos a conclusão que o mal não vem de Deus.

Jesus diz também na Bíblia que de Deus não sai nada que não seja puro. Tudo o mais como maldade, ódio, ganancia.... saiem do homem, da vontade humana.

Todos os outros dramas que acontecem como por exemplo a catástrofe no Haiti. Deveu-se a um fenómeno geológico que acontece de x em x tempo. Não se pode culpar Deus por isso... Todas as pessoas que têm sido salvas dos escombros depois de estarem dias e dias enterradas... isso sim, é "culpa" de Deus, pois isso são verdadeiramente milagres!

Pensem um pouco quando culparem Deus por causa do mal. Ele não o quer, Ele não gosta dele. Culpem antes o homem.

Fiquem bem!

2 comentários:

  1. Que cena foi essa Mohamed Ragir?
    Lol, percebo e aceito o teu comentário, mas gostava que se fizesses mais comentários, pudesses dar mais a tua opiniao a cerca dos temas! :)

    Fica bem

    ResponderEliminar